aaaaaa
terça-feira, 26 de setembro de 2017
Espetáculo Histórias à Brasileira será apresentado nesta quarta e quinta feira em Porto Amazonas
O espetáculo Histórias à Brasileira – Causos e Cantoria para Crianças começa esta semana uma turnê pelas escolas públicas do interior do Paraná. A rota inclui oito pequenas cidades, com menos de 20 mil habitantes, que estão no curso do Rio Iguaçu: Porto Amazonas, Porto Vitória, Bituruna, Balsa Nova, Mangueirinha, Cruz Machado, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu.
As apresentações serão realizadas gratuitamente para alunos do ensino fundamental, ao todo, até dezembro, serão 50 apresentações.
Construído especialmente para o espaço da escola, o espetáculo com estética caipira apresenta uma trama de contos e causos embalados por música de viola e por conversas improvisadas com a plateia. A música é executada ao vivo e, além da viola, tem violão e percussão.
O projeto já recebeu vários prêmios e passou por diversas cidades: Curitiba, Brasília, Recife, Salvador e também pelos municípios do Vale do Ribeira (PR).
O repertório escolhido inclui grandes autores de contos da tradição oral brasileira como Ana Maria Machado, Figueiredo Pimentel, Ricardo Azevedo, Monteiro Lobato e Câmara Cascudo.
O objetivo principal do projeto é estimular o gosto pela leitura, promovendo a difusão da produção literária brasileira. E também, incentivar o gosto pelo folclore nacional, a partir da valorização da nossa literatura oral. “Nossa forma de atuação e dramaturgia são inspiradas em um folclore vivo, que ainda é praticado em várias regiões do país. São músicas e histórias que através de seus símbolos e metáforas falam à alma, destacando o saber e o poder da cultura popular.
Histórias à Brasileira busca reproduzir a voz viva do caboclo, do contador de causos que vai enredando o ouvinte até conduzi-lo ao desfecho surpreendente, com humor e criatividade”, conta Vinícius Mazzon, responsável pelo projeto.
“Descer o Iguaçu reflete o desejo de aprofundarmo-nos no interior do estado, levando os resultados de nossas pesquisas. É uma grande oportunidade para conhecer a cultura popular vivida às margens desse grande rio”, comemora Mazzon. “A oralidade em nosso país é muito rica e exuberante e, em cada região se expressa de forma muito própria.
Nosso folclore é um patrimônio cultural e deve chegar até as crianças brasileiras, suas legítimas herdeiras”, acrescenta.
O projeto foi viabilizado com o incentivo da COPEL – Companhia Paranaense de Energia por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura.
Ficha Técnica:
Vinícius Mazzon: Direção e Narração
Júnior Bier: Viola Caipira
Fábio Mazzon: Percussão e Efeitos
Produção: Travessia - Arte e Educação
Confira as datas das apresentações:
SERVIÇO:
Apresentações fechadas nas escolas da rede pública:
Porto Amazonas, 27 e 28/09
Porto Vitória e Bituruna, 23 e 27/10
Balsa Nova, 30/10 e 01/11
Mangueirinha e Cruz Machado, 27/11 e 01/12
Rio Bonito do Iguaçu: 04 e 05/12
Nova Prata do Iguaçu: 07 e 08/12
Sobre Vinícius Mazzon: Nascido em Campo Largo/PR, é ator desde os 19 anos de idade. Já trabalhou com companhias de teatro no Brasil e exterior. Há mais de 10 anos realiza projetos de narração de histórias populares como forma de incentivo à leitura. Escreve roteiros para teatro e cinema. Residente em Curitiba é diretor da Travessia – Arte e Educação. Já recebeu prêmios na área do teatro, do rádio e do cinema.
Espetáculo Histórias à Brasileira será apresentado nesta quarta e quinta feira em Porto Amazonas
Reviewed by Riomar Bruno
on
11:57
Rating: 5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.