aaaaaa
terça-feira, 15 de agosto de 2017
Região fará resgate gastronômico
Resgatar os saberes e fazeres gastronômicos da região dos Campos Gerais. Essa é a proposta dos gestores de cultura que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Para dar continuidade à proposta do mapa gastronômico da região, a AMCG Cultura recebeu na tarde desta terça-feira a pesquisadora Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas.
Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Rúbia acaba de lançar seu livro “Turismo & Gastronomia na Região dos Campos Gerais do Paraná”. Ela foi convidada para falar sobre a importância do “resgate de saberes e sabores” para a construção da identidade de uma população. “Acredito que a nossa região seja marcada pela diversidade”, aponta a pesquisadora, que compilou um trabalho de dez anos sobre a gastronomia em sua obra. Conforme Rúbia, é quase impossível um município ter somente um prato que o represente por conta das diversas etnias que compõem os Campos Gerais.
Alguns dos municípios da AMCG, já contam com pratos que os representam, e que são reconhecidos pela comunidade, como é o caso do Pão no Bafo em Palmeira. “Ele tinha sido esquecido pelos moradores, mas houve um resgate histórico. E hoje faz parte do dia a dia das pessoas”, exulta o coordenador da AMCG Cultura, e secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Joanassi Filho. Pela experiência positiva vista em seu município com o resgate do saber fazer do Pão no Bafo, o coordenador da AMCG Cultura quer estimular os demais municípios da região.
Conforme a pesquisadora da UEPG, mais do que um resgate cultural da população da região, a gastronomia traz novas possibilidades de emprego e renda. “São diversos os benefícios, como atratividade, novos investimentos, fonte de divulgação e cultura, circulação de conhecimento”, enumera, citando ainda a imagem do município atrelada à gastronomia. “Uma imagem saborosa pode ser muito benéfica”, avalia.
Para criar o mapa gastronômico da região o próximo passo é dos municípios da AMCG que ainda não contam com referências gastronômicas. “Vamos buscar um resgate com a própria comunidade”, antecipa o secretário de Cultura, Esportes e Recreação de Telêmaco Borba, Carlos Roberto Ramos, destacando que esta pode ser uma das atividades da Semana de Cultura que terá em seu município.
Região fará resgate gastronômico
Reviewed by Riomar Bruno
on
21:16
Rating: 5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.