Polato e o Ministro da Saúde Ricardo Barros |
O prefeito eleito de Porto Amazonas, Antonio Polato (PPS), esteve em Brasília entre os dias 7 e 9 de novembro, ele participou do encontro com novos gestores da região Sul promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Além da participação do encontro ele aproveitou para articular junto a políticos representantes da região e órgãos do governo federal projetos de interesse do município para serem executados a partir do próximo ano na futura administração.
O Seminário Novos Gestores 2017-2020, promovido pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) com o apoio da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), reuniu 273 prefeitos eleitos na terça-feira (dia 8), e na quarta feira cerca de mil gestores dos três Estados do Sul debateram temas como “Os Desafios da Gestão local e as Políticas Públicas”, “A Pauta do Municipalismo Brasileiro” e “As Orientações Jurídicas de Início de Mandato”.
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Ricardo Ortina, que liderou a comitiva dos novos prefeitos. Fez uma avaliação positiva do movimento e disse que, apesar da crise econômica, os gestores ganharam um apoio financeiro importante com o recebimento de parte das receitas obtidas com a repatriação de recursos remetidos ao Exterior.
Prefeitos da região |
Os municípios receberão um valor bruto de cerca de R$ 350 milhões com o programa de regularização de ativos no Exterior. “É um fôlego financeiro importante, que garantirá parte dois recursos que as prefeituras precisam para honrar seus compromissos”, avalia Ortina.
Aumento de atribuições
Um dos temas levantados pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, foi o fato de que, embora os municípios tenham aumentado sua participação no bolo tributário de 13% para 20%, as competências cresceram muito mais, inclusive com as diversas políticas federais executadas pelos governos locais. “Por isso, o prefeito está de pires na mão. Ele tem de vir a Brasília por não ter receita para sustentar o que ele tem de atribuição para fazer”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.