Após 31 dias, os bancários de Curitiba e região metropolitana decidiram encerrar, nesta quinta-feira (6), a paralisação nos bancos privados. A categoria aceitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e também a orientação do Comando Nacional dos Bancários pelo fim da paralisação. Começou as 19 horas, a discussão de propostas específicas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
A proposta aceita contempla um reajuste de 8% nos salários, mais abono de R$ 3.500, a ser pago em até 10 dias após assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Está previsto ainda reajuste de 15% no vale-alimentação e de 10% no vale-refeição e no auxílio creche-babá. Licença-paternidade passaria para 20 dias. Sobre emprego, seria criado um centro de realocação e requalificação. Além disso, o acordo estaria condicionado a um reajuste, em 2017, que contemple a reposição da inflação (INPC) mais 1% de aumento real para os salários e em todas as verbas.
Com a proposta aceita, os bancários de Curitiba ainda terão abono nas faltas dos dias paralisados. Pelo definido em assembleia, os trabalhos nos bancos privados serão retomados já a partir de sexta-feira (7).
Na capital paranaense e região metropolitana, segundo a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec), 387 das 532 agências bancárias chegaram a ser paralisadas, além de 10 centros administrativos e cinco financeiras. Segundo estimativas do Sindicato, mais de 15,7 mil bancários cruzaram os braços, o que representa mais de 85% de adesão.
*Fonte Banda B
*Imagem: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.