Na terça-feira (31) a Secretaria de Saúde de Palmeira marcou presença em Curitiba onde ocorreu mobilização no dia estadual de conscientização contra a hanseníase. Palmeira recebeu o convite por meio da Coordenação do Programa de controle a Hanseníase da SESA/PR para realizar uma apresentação no evento.
Por meio da Vigilância Epidemiológica e Coordenadoria de Atenção Primária, a equipe da ESF Rocio 1 realizou apresentação da peça teatral “Uma manchinha no carrossel”, que foi criada para levar mais informações às crianças do Município. “O teatro é uma forma fácil de levarmos conteúdo para os estudantes de Palmeira, de forma divertida e explicativa”, contou Joelma Mayer, coordenadora da Atenção Primária.
Durante todo o dia foram distribuídos folhetos informativos para as pessoas que passavam pelo evento, ainda ocorreu esclarecimentos sobre forma de contágio, controle e tratamento da hanseníase.
Em Palmeira a Secretaria de Saúde também realiza palestras focadas no assunto. As unidades de ESF Jardim Santa Rosa e ESF jardim Cristine, já levaram apresentações às comunidades. Segundo o secretário de Saúde, Elves Cocheva, nos próximos dias mais unidades realizarão palestras informativas.
Hanseníase pode causar a morte se não tratada
As campanhas e atendimento dos agentes comunitários ajudam o município a manter controle sobre a doença. Em todo o município existem apenas três casos em tratamento.A doença se trata do surgimento de manchas na pele, que deixam o local sem sensibilidade. “As pessoas não dão muita importância, porque confundem com marcas de nascença e deixam de ir atrás de tratamento”, conta Joelma.
O contagio é realizado por meio das gotículas que se movimentam quando o paciente contagiado espirra ou tosse, sendo transmitido pelo ar. Por isso a recomendação sempre que for tossir ou espirrar colocar um lenço na boca e nariz.
Hanseníase tem cura e é mais normal do que se imagina, o tratamento dura seis meses sendo oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS, mas quando não realizado por causar atrofiamento de músculos, perda de movimentos e até mesmo a morte. “A doença é antiga e séria, já foi motivo de muito preconceito. Porém ela é mais normal do que se acredita, possuiu cura, mas precisa ser diagnosticada precocemente pois pode causar a morte”, finalizou a coordenadora.
*Informações da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.