Antes mesmo do início do inverno, algumas cidades do Paraná já registraram temperaturas menores do que as obeservadas no mesmo período em anos anteriores. Em Guarapuava, na região centro-sul, a mínima registrada até o momento em 2016 foi de -5°C. Em 2015 a cidade registrou mínima de -1°C e em 2014 de 2°C. Na capital, a mínima registrada até agora foi de -2°C, enquanto que em 2015 e 2014 os menores valores foram de 0°C e 8°C respectivamente.
Neste final de junho, no início da estação, o Estado pode registrar chuvas ligeiramente acima da média. Já nos meses de agosto e setembro o volume de precipitação diminui e deve ficar na faixa média.
Segundo a previsão, as massas de ar frio previstas para esta época do ano devem provocar geadas frequentes principalmente entre as regiões sul e central.
El Niño e La Niña
O fenômeno El Niño, que no início do ano foi classificado entre os três mais fortes das últimas três décadas, vem perdendo força e abre mais espaço para atuação de outro fenômeno: o La Niña, que tem por característica o resfriamento das águas do planeta. O fenômeno Lá Niña pode ainda estender o período de frio pela primavera.
Previsão do tempo para a semana de 19 de junho
Segundo o Simepar, uma massa de ar frio e seco que se desloca pelo norte da Argentina e estado do Rio Grande do Sul se aproxima do extremo sul do Paraná nesta segunda-feira (20). Isso deve aumentar o frio sobre as regiões oeste e sudoeste do Paraná, mas o resfriamento não é intenso o suficiente para a formação de geadas. A temperatura mínima prevista para esta segunda é de 8°C para Foz do Iguaçu e 5°C em Francisco Beltrão. Em Curitiba os termômetros devem marcar mínima de 10°C.
Há previsão de chuvas isoladas nas regiões oeste e noroeste, próximo a fronteira do Brasil com o Paraguai e divisa com Mato Grosso do Sul.
Na terça-feira (21), primeiro dia do inverno, podem ocorrer chuvas em todas as regiões do Paraná e as temperaturas variam entre 8°C e 20°C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.