Acontecendo

aaaaaa

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Paraná dobra número de propriedades rurais certificadas para orgânicos

O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO) intensifica as ações e contribui para consolidar o Paraná como o maior produtor do país. No ano passado, 250 propriedades foram certificadas pelos técnicos do PPCPO e da ONG Ecovida, parceira no programa. O número é duas vezes maior do que em 2014. Os técnicos dos nove núcleos espalhados pelo estado visitaram mais de 500 propriedades e acompanharam 478.

O PPCO foi implantado em 2009 e envolve a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio das universidades estaduais; o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que é o órgão certificador.

Para que possam passar da produção convencional para a orgânica e receberem a certificação, os agricultores são orientados por técnicos e estudantes das sete universidades estaduais. Eles fazem um acompanhamento e capacitação dos produtores paranaenses, para que trabalhem dentro das normas previstas na legislação brasileira para produtos e sistemas de produção orgânica.

Na segunda fase do programa, que segue até julho de 2016, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 4,5 milhões.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, enfatizou a importância do programa para que o Paraná continue entre os estados com o maior número de produtores de orgânicos certificados.

“O programa registra excelentes resultados e contribui para a valorização da produção de orgânicos no estado, por isso estamos trabalhando para a continuidade”, afirma.

PREPARADOS - O coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano, diz que tão importante quanto o aumento da produção de orgânicos é contar com uma equipe qualificada para atender os produtores rurais. “É fundamental a capacitação dos alunos e dos recém-formados das universidades que integram as equipes que trabalham nos núcleos. Desta forma, os profissionais ingressam no mercado de trabalho melhor preparados e conscientes da valorização das práticas de produção de alimentos mais saudáveis, o que acaba refletindo na melhoria da renda dos produtores rurais certificados.”

A certificação é auditada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que é responsável pela capacitação dos bolsistas que atuam no programa. “A integração e o empenho de toda a equipe do Tecpar, dos núcleos e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior aceleraram o processo de auditorias. A parceria com o Tecpar se mostra cada vez mais importante e fundamental dentro do processo”, destacou o coordenador do núcleo na Universidade Estadual do Norte do Paraná e integrante do Comitê Gestor do programa, Rogério Macedo.

A ONG Ecovida também realiza auditorias e certificações por meio de uma parceria com o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos.

*Reportagem da Agência Estadual de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.