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quinta-feira, 21 de julho de 2016

Richa lança aplicativo de celular e novo serviço do Detran especial para empresas

O governador Beto Richa lançou nesta quinta-feira (21), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, dois novos serviços digitais para usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). O aplicativo da autarquia para celulares e tablets, que permite consultas, emissão de documentos e agenda de exames; e uma versão do sistema Detran Fácil voltada especialmente para empresas.

“São ações voltadas para melhoria da qualidade de vida e do bem estar do cidadão paranaense. Com modernidade e uso de tecnologia, o Paraná e o Detran se colocam como referência nacional e permitem a oferta de serviços públicos de qualidade, sem burocracia. O Detran paranaense é exemplo em todo país neste sentido e o Estado ocupa hoje a presidência da Associação Nacional dos Detrans”, destacou Richa.

O lançamento teve a presença de dirigentes da celepar, Copel Telecom e de diversas entidades do setor de transporte e locação de veículos.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a ideia é incorporar novas funções e facilidades continuamente. “Nossa preocupação é evitar que o cidadão precise ir até uma unidade para resolver o que pode ser resolvido de casa. Assim, ficamos cada vez mais próximos dos usuários, desafogamos o atendimento presencial, diminuímos as filas e melhoramos o ambiente de trabalho para nossos servidores”, explicou.

APLICATIVO


O aplicativo do Detran para celular permite que os motoristas realizem consultas pontos, extratos de multas, agendamento de exames médicos e psicológicos, agendamento de aulas de reciclagem, emissão de segunda via da habilitação e do licenciamento do veículo.

O download é gratuito e estará disponível para celulares com sistema Android e, em breve, IOS. Para ter acesso não precisa de cadastro prévio no sistema Detran Fácil.

“Com um toque, será possível fazer os serviços que até hoje só estavam disponíveis no site e nos terminais de autoatendimento. Tudo com uma interface amigável e muito simples de usar”, conta o diretor de engenharia e tecnologia do Departamento, Marco Aurélio Araújo.

EMPRESAS 

A outra novidade é o Detran Fácil CNPJ, voltado para empresas de todos os portes. Com essa versão, empresários terão acesso ao extrato de débitos, situação do veículo e controle de frota. Será possível também emitir guias de pagamentos e solicitar a segunda via do CRLV.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná, Sérgio Malucelli, a ferramenta vai ajudar até mesmo na gestão de recursos e na organização das empresas. “Como o acesso ao Detran Fácil é pelo CPF, os veículos cadastrados em CNPJ ficavam excluídos. Agora o sistema possibilita administrar esta frota em blocos e beneficia principalmente aquelas com muitos carros”, ressaltou. “Qualquer iniciativa que diminua custos e reduza a burocracia é muito bem vista pelo setor empresarial e nos temos a convicção de que este é um avanço importante”, completou Malucelli.

160 MIL 

A estimativa do Detran é que a ferramenta beneficie cerca de 160 mil empresas paranaenses que possuem mais de dois veículos para trabalho. Segundo os dados do Departamento, em todo o Paraná são 821.300 veículos registrados com esta característica - o que representa 13% do total da frota do Paraná (6.753.054 veículos).

PRESENÇAS

Estiveram presentes na solenidade o Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite; o diretor-presidente da Copel Telecom, Adir Hannouche; e representantes da Federação das Empresas de Transporte de Cargas (Fetranspar), Sindicato das Locadoras de Veículos (Sindiloc), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), Associação de Revendedores de Veículos (Assovepar), Sindicato dos Despachantes de Veículos (Sindepar), além de empresários do ramo.

Detran Fácil chega a 4,4 milhões de serviços


A plataforma digital do Detran Paraná atingiu neste mês a marca de 4.409.042 processos finalizados. São 20 serviços disponíveis na internet, nos 245 terminais de autoatendimento instalados em shoppings e mercados, na TV Digital e, agora, no celular.

“Quando lançamos o Detran Fácil em 2011, nossa expectativa era tirar 1 milhão de usuários dos balcões de atendimento. Seis anos depois, estamos quase em 4.5 milhões de serviços, ofertados em plataformas diferentes”, lembra Jacson Leite, presidente da Celepar.
















*Fonte Agência Estadual de Noticias
*Imagem: Pedro Ribas/ANPr


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