É pensando no bem-estar e na qualidade de vida dessas pessoas que o deputado estadual Marcio Pauliki protocolou um projeto de lei. A iniciativa prevê que restaurantes que servem porções, rodízios ou refeições à la carte deverão oferecer meia-porção com descontos de 30% a 50% para pessoas com o estomago reduzido através de cirurgia bariátrica ou outra forma de gastroplastia. O desconto não se aplica a refeições por quilo, lanches ou bebidas.
Para ter direito ao benefício, o interessado deve apresentar a carteira da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica dada ao paciente após a cirurgia ou laudo assinado por um médico especializado na área.
“A alimentação de uma pessoa que passou por uma cirurgia bariátrica é completamente diferente da de uma pessoa que não foi operada. Como a quantidade de alimento que o paciente consegue ingerir é reduzida, ir a um restaurante que não ofereça meia-porção, por exemplo, representa um grande prejuízo. O consumidor vai pagar por algo que não vai conseguir comer, ou pior, será induzido a comer mais do que deveria”, argumenta Pauliki. O deputado acrescenta que a falta de opções de restaurantes que sirvam meia-porção dificulta a inclusão de pessoas que submeteram a redução do estômago em uma rotina com amigos e familiares, o que também é essencial para a saúde e qualidade de vida.
O projeto de lei já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e deverá ser analisado pelas outras comissões da Assembleia Legislativa do Paraná nas próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.